segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Visto de Turismo para os Estados Unidos

Não sei se comentei aqui no blog que meus pais vieram me visitar vim do ano passado ?Creio eu que não ,me desculpe afinal ja quase esta completando um ano que essa maravilha aconteceu.Foi maravilhoso te-los aqui comigo,meu maior sonho era que um dia eles pudessem vir conhecer a casa onde eu iria criar seus netos,que conhecesse a escola onde meu filho estuda ,dentre outras coisas que a gente pensa quando se vive longe da família,tudo que eu via e vejo me vem meus pais,irmãs e sobrinhos na cabeça de como eu queria que eles estivessem aqui para também conhecer.Graças a Deus esse meu sonho foi possivel,depois de quase dois anos sem dar um abraço e um beijo em meus pais pude matar essa saudade que é tão violenta.
 Depois de muito tempo pensando resolveram deixar de lado o medo e aplicaram pro Visto de Turismo (B2) .Digo medo porque minha mãe ja tinha planejado antes de tentar o visto quando eu estava para ganhar minha filha,mas desistiu na hora com medo de negarem .
 Bom quando finalmente decidiram,era a hora de ver como se procedia o processo do visto,uma vez que eu esta longe e minha outra irmã trabalhava e não tinha tempo para ajuda-los resolvemos contactar uma empresa de viagens no qual ajudou eles em todo o processo e cobrou cerca de R$150 por pessoa total de 300,00 pelos dois.O valor do processo do visto foi de R$ 1.036 pelos 2 na epoca.
 O processo desse tipo de visto e super rápido pelo menos em SP, você consegue agendar  a entrevista para ate uma semana exemplo,tu manda hoje o único formulário do processo DS-160 e pode marcar sua entrevista para dois dias depois.A senhora que ajudou meus pais com a papelada, pediu vários documentos que comprovasse a renda de meu pai e seu poder financeiro (dinheiro em bancos corrente,poupança,aplicação etc..),e tudo que comprovasse vínculos com o Brasil (comprovantes de casa  e carros próprios, cpf de filhos e netos,certidão de nascimento de filhos e netos,carta do trabalho dizendo que ele estava de ferias)que de certa forma isso seria uma maneira de  provar que retornaria a seu país.país. Então veio o que mais me deu medo,por que quando meus pais aplicaram para o visto eu ainda não possuía  meu green card apenas estava começando o processo que na verdade era para mim ter feito logo após o casamento,a senhora me pediu copias das certidões de nasc. dos meus filhos,certidão de casamento,passaportes (biométrica e do visto),Seguro social,carteira de motorista (mas não tenho),green card (não tinha) e do meu esposo certificado de naturalização,SSC,carteira de motorista e o endereço da empresa onde ele trabalha. Minha mãe da primeira vez desistiu do visto por que ela não possui nenhum registro em sua carteira de trabalho,sempre foi dona de casa,ja trabalhou como caseira de chacaras mais sem registro. Ja.Ja o meu pai tem seu trabalho a mais de 17 anos, porem sua renda e baixa e é isento de impostos de renda,e não possui tantos bens materiais e muito menos milhões no banco como muitos brasileiros.Aplicamos na fé e na coragem na certeza de que estava nas mãos de Deus pedimos muito para que tocasse o coração do Consul e desse esse tão sonhado visto.Junto com todos os documentos que  a senhora pediu mandamos também uma carta convite em meu nome e de meu esposo ,dizendo que eles viriam nos ver,conhecer a netinha que tinha nascido ,o período de suas permanecias e o local ,assinamos e mandamos escaneado mesmo.
 Meus pais fizeram suas biometrias num dia e no outro era a tão tão esperada entrevista,levaram com eles um monte de papeis,provas,fotos,cartas,recibo das taxas (obrigatório), canhoto do formulário(obrigatório) copias e mais copias e pela vontade de Deus o consul não pediu exactamente nada, apenas fez perguntas como: Por que você quer ir para os Estados Unidos
? meu pai respondeu que era pra matar a saudade e conhecer a netinha que havia nascido/Quanto tempo ficara nos Estados Unidos?/Que visto sua filha usou?Como eu conheci meu esposo?Perguntas assim pessoais,e logo disse que o visto dos dois havia sido aprovado e deu bem vinda a America :)
Creio que pelo fato de meus pais terem aplicado juntos contou muito em suas aprovações,claro primeiro lugar e Deus mais ajudou sim no mínimo para que ficassem mais tranquilos, meus pais são super humildes e conseguiram passar essa humildade ao consul. Eu brinco com minha mãe e digo que foram seus olhos verdes e seus cabelos loiros que fezeram eles ganharem o visto hahaha,sim minha mae e loira e bem branquinha de olhos verdes ,lindaaaa de viver,o saudade meus Deus!O visto deles e de 10 anos.


Modelo da carta convite que usei para meus pais:


Aqui a lista do que se necessita para este visto,retirei  essas informações do próprio site da Embaixada Americana>

Todos os solicitantes, sem exceções, inclusive crianças e bebês listados no passaporte dos pais, deverão:
  • Preencher todos os campos do Formulário online DS-160;
  • Pagar a taxa de solicitação de visto; (atualmente $160 conferir sempre pois pode mudar)
  • Apresentar um passaporte valido por no mínimo 6 (seis) meses em nome do solicitante, com no minímo uma página em branco.  Caso o passaporte esteja danificado, recomendamos a obtenção de um novo passaporte antes da data marcada para entrevista, para que não atrase o processo de obtenção do visto;
  • Fornecer uma foto de acordo com as especificações do Departamento de EUA.
Nota: A decisão quanto à aprovação ou negação da concessão do visto de entrada será baseada na entrevista e nas informações prestadas verbalmente.  Todavia, o oficial consular poderá solicitar provas documentais concernentes aos seguintes ítens:
  • Recursos suficientes para cobrir as despesas relativas a viagem e estadia nos Estados Unidos;
  • Prova de residência no seu país de origem, para onde tenha intenção de retornar ao final de sua viagem para os Estados Unidos.  Essa prova normalmente é estabelecida através de família, trabalho, propriedades e outros laços ou compromissos para com seu país de origem e que seja(m) suficiente(s) para forçar o solicitante a voltar quando do final de sua viagem.
Requisitos adicionais de processamento e informações para seguintes casos:
Taxa de Emissão de Visto
Em alguns países, é cobrada uma taxa para emissão do visto,  para que este, após aprovado, possa ser emitido.  Acesse a página de Informações sobre Taxas para informações sobre taxas de vistos.
Como solicitar um visto
Solicitantes com idade entre 16 e 65 anos de idade devem comparecer pessoalmente para entrevista com a autoridade consular. Os solicitantes com até 15 anos e os com idade igual ou superior a 66 anos podem ser elegíveis a submeter sua solicitação por intermédio de um representante
Lembrete: Sempre recomendamos a todos que iniciem o processo de solicitação de visto com bastante antecedência da data planejada para viagem e que não deixem para última hora.  Não podemos dar qualquer garantia quanto à emissão do visto antecipadamente.  Portanto, os planos finais de viagem ou a compra de bilhetes e pacotes de viagem não restituíveis só devem ser feitos após o recebimento do passaporte com o respectivo visto de entrada nos EUA.
                     Sobre o formulario DS-160

  • O formulário deve ser preenchido em inglês;
  • À medida em que preencher o formulário, revise as informações que você colocou, grave uma cópia no seu disco rígido, CD ou pen-drive e 'salve' frequentemente;
  • Se perguntado se você "frequentou quaisquer instituições educacionais além do ensino fundamental", você deve listar todas as instituições de ensino que você frequentou desde os 11 anos de idade;
  • Por favor forneça respostas corretas e completas à todas as perguntas, especialmente em campos referentes a “Nome e Sobrenome”, “Data de Nascimento”, “Sexo”, “Outros Nomes Utilizados” e “Tipo de Visto”. Você terá a chance de revisar as informações antes de submeter o formulário eletronicamente.Quaisquer erros no seu formulário (mesmo erros pequenos de digitação) ou informações incompletas poderão resultar no reagendamento de sua entrevista. Você não terá permissão para ser entrevistado até que tenha corrigido todos os campos;
  • Se não conseguir submeter sua solicitação, seus dados não serão transmitidos para o posto selecionado;
  • Examine as especificações de fotos do Departamento de Estado antes de carregar sua foto. Se sua foto não for compatível, ela será rejeitada;
  • Selecione o local correto no qual você vai solicitar o visto. Se sua entrevista for na Embaixada, selecione Brasília, Brazil; se for no Consulado Geral em São Paulo, selecione Sao Paulo, Brazil. A informação inserida por você será enviada eletronicamente para o local selecionado quando você submeter sua solicitação online;
  • Selecione a categoria de visto correta em "Propósito da Viagem aos Estados Unidos" — uma lista aparecerá em resposta à pergunta "Você é o solicitante principal?" Se você não encontrar sua categoria de visto, clique em "Outra" para mais informações;
  • Caso ainda não saiba o endereço de permanência nos EUA, não deixe o campo em branco. Digite "N/A" (not available) no campo quando perguntado;
  • Traga sua página de confirmação além com uma foto 5x5cm ou 5x7cm para a entrevista.

             Espero que esse post ajude muitas pessoas com duvidas sobre esse tipo de visto !
                                                  Qualquer duvida deixe-me saber!
                                 


4 comentários:

  1. Poxa legal que voces acharam uma agencia pra ajudar seus pais a conseguir o visto. Eu to enviando uma carta convite pra minha mae apresentar quando ela fizer a entrevista e nao to enviando nenhum documento meu pra provar nada...rs....veremos o que acontece.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar scaneado amiga os documentos,tipo seu green card,mas como no caso dos meus pais nem precisaram.Ela consegue sim ,depois me conta ok !Beijos beijos

      Excluir
  2. Essa carta convite precisa ser registrada ? Meu amigo americano vai me mandar uma, ele precisa registrar em algum lugar ? Eu preciso ? Ou é só mandar assinado ?
    Que documentos ele precisa scannear para comprovar a cidadania dele ? Ou só a carta mesmo ja ta bom ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola nao dudu, disculpe a demora em responder.Bom a minha carta nao registrei quando mandei para meus pais, mandei scaneada,Como disse acima na hora da entrevista nao pedirao carta nem nada,mas eu acho melhor ser uma carta registrada ja que o amigo nao tem muitos vinculos co mo pai e mae,o motivo maior pelo que autorizarao o visto e por parentesco comigo e de ter vindo para conhecer a netinha que havia nascido.Recomendo sim uma carta acinada perante um notario,e pra comprovar a cidadania do seu amigo,certificado de naturalização,green card (se for o caso).

      Excluir

Muito obrigado por passar por aqui e deixar seu comentário, ele será revisado com muito carinho e respondido assim que possível! Beijos e volte sempre :)