sábado, 28 de maio de 2011

Tricotilomanina e Tricotilofagia

Nome estranho  né.Bom vamos ir por partes pois é bem interessante o assunto e apesar de que a primeira vista seja completamente desconhecido por muitos,o sintomas podem ser bem mais comuns de que vocês  podem imaginar!Explicarei um pouco de que  sei sobre a Tricotilomania,buscando algumas informações complementares,vamos lá...


                                                          Tricotilomania 


Você manifesta alguns dos seguintes  sintomas ou Observou esses em  alguém ?


    *Você tem o costume de ficar analisando a espessura de seus cabelos enrolando-os em seus dedos,e conseqüentemente arranca-los?
    *Quais as ocasiões que você costuma fazer isso? Em frente a televisão,ao telefone e a internet?
    *Você sente prazer,ou como um desejo saciado quando faz isso?
    *Ainda que esteja consciente do que esta fazendo se sente culpada(o) porem não tem o controle?
  
  Bom,espero que não possuam nenhum desses sintomas,mas se a resposta for sim procure imediatamente ajuda de um profissional na área psicológica,pois você pode estar com Tricotilomania.


                                 Conhecendo mais a fundo o que é Tricotilomania


A tricotilomania é um distúrbio psicológico compulsivo,onde a pessoa sente uma necessidade incontrolável de arrancar os pelos,podem ser de vários lugares não necessariamente dos cabelos(estranho né mas real).
Os sintomas  mais visíveis são de ficar sempre com as mãos nos cabelos, fazendo uma analise precisa do cabelo pois não é qualquer um que é tirado,há um tipo de seleção de fios a serem arrancados.
geralmente isso acontece por uma carga de stress muito grande ou ansiedade ,creio que esses são os principais fatores.
 A conseqüência de tudo isso são falhas ou ate mesmo a calvície total,além de agredir o couro cabeludo com possíveis lesões.
.
                                                            Tricotilofagia


 Parenta da tricotilomania agregamos a essa o processo de degustação,é exatamente isso os  que possui esse distúrbio não somente arrancam os cabelos mas também os comem! Bárbaro,e perigoso não acham?
A nossa mente comanda nosso corpo,uma pessoa com problemas psicológicos são capazes de coisas assim ou ate mesmo piores.




                                                    Palavras da autora EU


Bom pessoal hoje resolvi escrever esse post para alertar a todas as pessoas sobre esse problema e dizer  que a mente sã é o motor que conduz a vida de uma maneira prazerosa e saudavel. Nos dias de hoje todos nós sabemos que é bem complicado e é bem mais comum  isso ,devido a posição da sociedade que parece nos  empurrar de frente a o precipício,e muitas vezes  infelizmente as pessoas não respondem a si e acabando se jogando nele. Apesar de estranho esse assunto eu tomo essa causa,pois infelizmente e  felizmente,digo infelizmente pois passei por esse distúrbio e sei o quanto isso é extremamente desagradável,triste...nos sentimos ridículos,escondendo-nos da sociedade ,e felizmente é por ter conseguido sair desse estagio avançado do distúrbio!Eu tive isso quando tinha meus 10 anos e foi ate os 13,usava tocas e tudo mais para esconder a enorme falha,gracas a Deus consegui uma melhora significativa e absolutamente sozinha,pois ao procurar um medico naquela época sabe o que ele me disse?Que era frescura minha,bom depois dessa nunca mais voltei,pra que né pra me chamar de fresca de novo,me chamarem de doida então...minha mãe faz uso de anti depressivos e quando  estou mal eu tomo,porém não recomendo tomarem sem   receita médica,além de que o medico já me prescreveu uma vez por eu comer muito,sou muito ansiosa,agora imaginem vocês como eu estou agora com todo esse processo?Sim estou com os nervos a flor da pele,e a ansiedade saindo pela guela(kkkkk)
 O passo correto para esse tratamento contra a tricotilomania e Tricotilofagia é passar por um psicólogo explicar a situação,desabafar ,contar os motivos pelos quais suas ansiedades afloram,se for preciso eles te indicarão ante-depressivos,mas não abandone o tratamento e esteja ciente que como é um problema que envolve o psicológico pode acontecer que elas voltem.
 Bom gente é isso,tricotilomania é um caso sério ,deveria ser mais divulgado não concorda comigo?Bom é isso, deixarei  aqui 2 imagens que busquei na Google sobre esse assunto...são fortes e nos chocam mesmo!

Beijao e como sempre procurarei postar coisas que eu tenha no minimo um pouquinho de conhecimento!
Fuiiiii

15 comentários:

  1. Eu ká ouvi falar disso, mas nunca vi ninguém assim. Não é à toa que nós usamos a expressão "arrancando os cabelos"... o estresse nos leva a fazer muitas coisas loucas!!!
    Quanto a esse negócio de médico te chamar de fresca, tb já passei por isso inúmeras vezes... e eu acreditava neles... :/
    Eu era uma pessoa muito ansiosa, ainda sou, porém bem menos. GRaças ao Pai, a Ele mesmo, consigo lidar melhor com a ansiedade. Minha ansiedade me dava uma vontade louca de comer doces, era uma coisa horrível, sem contar a insônia constante.. hoje em dia não sou mais assim. Mas tenho ainda um problema, q é trincar demais os dentes, causa um tremenda dor de cabeça!!
    Enfim, q bom q vc está livre disso!!! imagina só como vc estaria agora nesse momento?? agradeço a Deus!

    ResponderExcluir
  2. E verdade Cali,confesso que tenho que lutar contra isso dia-a-dia pois ainda me pego as vezes fazendo isso.O bom é que eu sei que não é frescura e tento me controlar,imaginem eu indo pro States careca kkkkkkk que meda!E o fato de ter o que fzer é muito bom,como eu nao trabalho o blog esta me ajudando pois me entretenho lendo e postando :)

    ResponderExcluir
  3. Aline, não tinha conhecimento, mas fico feliz que você esteja curada. Com certeza depresão é o mal do século. Não sou muito a favor da indicação de remédios para depressão porque geralmente eles viciam, sou mais a favor de terapias, terapias naturais e exercícios, e é triste ver até onde a depressão levas as pessoas.

    Bom eu quando estou anciosa ou muito triste com algo, não consigo me alimentar e dormir. Ou seja não como ou como muito pouquinho para o dia e deito na cama e fico horas acordada até finalmente coseguir dormir. O que me surpreende é que cada pessoa tem um modo de interagir com situações assim.

    Se estou desanimada dai sou como a Cali, preciso de algo doce como um chocolate rs.

    Aline, não se preoupa tudo dará certo e tudo ficará bem. Agora é só tempo de aproveitar e relaxar pertinho de todos aqueles que amam muito você e sentiram a sua falta. E comer bastante e em especial um churrasco.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Tb acho q a Vanessa tá certa, terapias naturais e exercícios são muito bons! é como eu digo, p/ desestressar eu adoro caminhar... mas tem q ser num lugar bonito, pq caminhar num lugar feio tb não ajuda em nada, a gente perde o estímulo!! rsrs.
    Ai, Aline, quando eu for morar lá nos isteitis eu já falei ao Wayne q gostaria d emorar perto de algum parque ou montanha, assim dá pra eu manter esse ritmo, principalmente pq a gente fica um tempo sem poder fazer nada, essa adapção deve ser difícil. Ele agora tá morando numa casa da mãe (ela tem algumas casas) q é numa cidade mais movimentada, sem parque. Antes ele morava na casa da mãe e do padrasto no meio das montanhas, era uma maravilha, a gente ia fazer trilha, a paisagem era linda, mas viver com o padrasto era BRABO. Então ele prefere ficar numa casa num lugar chato do q ter q aturar aquilo.... mas ele sente muita falta de estar perto de um parque ou montanha, muitas vezes ele quer desestressar, mas ele acaba não fazendo nada p/ economizar gasolina.

    ResponderExcluir
  5. Oh Aline, serio que voce teve isso? Eu jah tinha ouvido falar, mas nunca tinha conhecido alguem que tivesse tido, ateh eu conhecer minha melhor amiga (que foi au pair comigo em 2004). Ela tb sofre desse disturbio mas ela arrancava da sombrancelha! Ela me contava mesmo que fazia as vezes e nem percebia, que soh percebia quando via as falhas. Hoje em dia ela ta melhor. Gracas a Deus. Que bom que voce conseguiu uma melhora pra isso.

    ResponderExcluir
  6. Sim Nani,e é algo bem complicado pois sempre tem recaída sabe...por ser algo psicológico,mas gracas a Deus eu consigo me controlar :D
    E que bom que sua amiga também,pois é algo que mexe muito com a gente,principalmente mulher né que tem uma preocupação constante com a aparência :D

    ResponderExcluir
  7. Aline minha flor,
    Como aconteceu isso com você (eu sei que essa foto não é sua) mais, com a terapia você conseguiu explicação sobre o porque você fazia isso? Que bom que Deus colocou boas pessoas em seus caminho e você pode se curar.
    Qualquer coisa, não fica ansiosa não ta? Se eu estiver online, vamos conversar no facebook que eu te explico todos os detalhes de como foi o meu caso, assim você não fica com crises de ansiedade!!!
    Beijo
    =**

    ResponderExcluir
  8. Mineirinha Joana ...
    Não fiz terapia não,eu fiz isso dos meus 9 anos ate os 13,nao me lembro bem como foi que aconteceu se teve algum acontecimento que me chocou sabe...
    Eu sofri muito menina do céu,andava de toca,de bandana era totalmente calada,anti-social.Sempre gostei muito de rock e as bandanas me ajudam sem levantar suspeita,e meu estilo tambem afastava mais as pessoas,era muito mais muito reservada!
    Então,eu engravidei as 15 anos e meu filho foi digamos que minha cura de tudo,larguei as roupas pretas,meus pensamento obscuro,ele realmente me reviveu...se nao fosse mae,provavelmente hoje eu nao estria aqui compartilhando essa linda historia que eu vivo,eu so tenho que agradecer a Deus,pot todas as chances que ele me deu :D
    SO tem um problema ,nao é algo que possui uma cura total Joana,ainda quando fico muito ansiosa eu puxo,mas epaaaa que isso parou! pois meu cabelo ta lindo sabe , meu noivo me apoia muito,e quando ve eu com as mãos na cabeleira ja fala..._MAMIIIIIII KKKKKK
    Eu bem poderia esconder isso dele,mas não.Prefiro que ele saiba assim ele tem noção do que me faz bem e o que não me cai tão bem assim!Sofri pacas já e inclusive falei pra ele,se não for pra me fazer voar,não tire meus pés do chão!

    ResponderExcluir
  9. Ai Aline que coisa terrivel, mas ainda bem que você se trata. Essas coisas deveriam ser mais divulgadas, mas enfim...boa sorte por ai!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Aline!!!!!!!!!!!!!! Que coisa!! Isso é muito grave!! Nem sabia que isso existia! GRaças a Deus você está curada, querida!! Não fica ansiosa, que vai dar tudo certo com tudo! Estou na torcida aqui! :)
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline
    Estou com vergonha de comentar
    Mas estou mais calma agora e vou encarar a realidade, que bom que vc esta curada
    Eu tenho isso há muito tempo ,achu que isso tudo começou depois que passei por uma coisa muito ruim em minha vida
    Carrego esta Cruz comigo
    Consegui congelar por um tempo
    Quando meu filho nasceu fiquei sem esse vicio
    Hoje meu filho tem 6 anos
    E o boxeio voltou novamente
    Ele nunca me deixou
    Estou no exterior
    Não sei como resolver isso

    ResponderExcluir
  12. Amiga é muito triste tudo isso que passamos,assim como vc meu filho foi minha salvacao,estou num momento extremamente complicado onde a ansiedade é absurda,como vc mesmo diz ele se mantém gongelado(dormindo)mas é só vir a ansiedade, preocupação o nervosismo que ele descongela(desperta)novamente,cofenso que nao estou totalmente curada querida,pois e so ficar furios que ja me pego puxando os fiozinhos,mas tambem assim como vc estou mais calma e aceito que tenho um distúrbio,esse que é terrivel ainda mais pra nós mulheres que somos submissas a vaidade :D.Desejo melhoras para vc e fique a vontade em meu blog querida :D
    Que jeová o abençõe bastante!

    ResponderExcluir
  13. Olá tbem sofro desse mal. Desde os meus 9 anos, naum consigo controlar, estou pior q essa da foto. Me ajudem..me ajude Aline. Tenho 2 filhos tbem tenho 36 anos. Preciso de ajuda. bjos... KArla

    ResponderExcluir
  14. Olá!Tenho 61 anos e desde os 12 sofro desse mal,fico até um ano ou mais sem arrancar,aí acontece alguma coisa que me deixa nervosa,pronto!!!começo de novo e não paro até que esteja bem calva,quase sem poder esconder com cabelos presos....Psiquiatra só receita medicamentos e os efeitos colaterais são enormes;insônia,intestino preso,boca seca.....Ainda tenho esperança.Beijos em todas!!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Aline !
    Já passei por isso qd criança, hj tenho 32 anos e nem lembro como parei, minha mãe teve q cortar meu cabelo curtinho pra disfarça o buraco que eu havia feito. Hj não faço mais isso e tenho certeza q com a força de Deus, vc será totalmente curada. Bjs no coração.

    ResponderExcluir

Muito obrigado por passar por aqui e deixar seu comentário, ele será revisado com muito carinho e respondido assim que possível! Beijos e volte sempre :)