sábado, 14 de abril de 2012

Saude+Medicos= Sem money :(

Ola hoje vim falar sobre uma questão que me deixou um tanto quando indignada "saúde" onde eu moro,talvez em outras cidades maiores possa ser ou são diferentes desta que vos digo.
 Recentemente tenho visitado muito médicos,desde de o ultimo mês estou indo a cada semana ao doutor e fazendo exames de sangue e ultrassons ja ate estou me acostumando ,porem não quero deixar passar em branco o banho de água fria que levei no inicio.
Quem pensa que por ser Estados Unidos a questão "saúde"é melhor por ser um pais de primeiro mundo estão redondamente enganados,a não ser que seja cheio da bufunfa verdinha,caso ao contrario vai se desescabelar com certeza!
 Vou descrever em forma de tópicos para ficar mais fácil,responderei de acordo com o que vive ou presenciei onde moro e cidades vizinhas!
 
Atendimento :

Em comparação com os brasileiros eles deixam muito a desejar,geralmente são mais frios sem  falar aqui tem aquele negocio de demandarem por qualquer coisa então existe um certo medo entre medico e paciente.Percebi isso pois quando estava sofrendo o aborto,a medica da família sequer me tocou,era só medir a pressão arterial,exame de sangue e ultrassons,ao meu ver se fosse no brasil me revirariam ,nem uma vitamina me passaram.Um certo dia minha medica me encaminhou para um ultra,e meu marido como sempre comigo entrou na sala e homem responsável por fazer o ultrassom saiu e chamou uma outra mulher para ficar como "testemunha" de que tudo ocorreu nos conformes.

  Espera para agendamento e consultas:

A gente reclama da espera do SUS, eu nunca tive convenio de saúde no Brasil e esperava sim horas para ser atendida na consulta,meses pra marcarem (se não fosse urgência) mas no fim do mês não chegava em casa um boleto a ser pago.Tive um pre-natal excelente no Brasil com dentista, nutricionista, e um curso de gestante no final desse curso uma feita uma confraternização com comidas e enxovalzinho de presente para todas as gestantes feitas por um trabalho social FUSTAT.
Tive um sangramento quando estava com 6 meses me encaminharam para a maternidade onde fiquei no soro ate chegar o resultado dos exames que detectaram Hidronefrose no rim,voltei com meu medico e me receitou um remédio e fiquei bem.
 Aqui em Califórnia estava precisando de um ginecologista/obstetra urgente e só tinha vaga para 2 semanas,se não fosse minha medica de família ter ligado e pedido uma consulta teria que esperar essas 2 semanas  em casa. , sei lá  a gente cheguei a pensar que fizerão pouco caso da minha situação sabendo que estava fragilizada ,sagrando e só me encaminharam pra um especialista  depois de 10 dias sangrando,sendo que passava com minha medica de família um dia sim outro não.Minha intenção não é culpa ninguém o ocorrido,mas sim comparar o que vivi,as diferenças que encontrei no quesito Saúde.

Emergência Hospital:

O atendimento na emergência do hospital,fizeram o mesmo que a medica  de família mediram minha pressão,fizeram exame de sangue hcg quantitativo e me liberaram,disseram que iria sair tudo de mim sozinho,e que só era pra voltar caso tivesse hemorragia,dores fortes ou febre.Nos corredores vi macas,pessoas no soro a mesma imagem do nosso Brasil.


Demora para o atendimento:

E  a demora pro atendimento,exemplo as consultas são marcadas para 10:15 am e na verdade é atendida as 11:40 am teve dia de chegar as 2:30 pm  e sair as 5:00 pm. morta de fome.
 E emergência não significa que você entra e é atendido imediatamente como no Brasil você terá que esperar as pessoas na sua  frente.

Dinheiro,gastos...

Gente so pra vocês terem noção eu ate o dia de hoje tirei cerca de 14 amostras de sangue e tenho já 2 guias pra semana que vem e próxima a maioria é hcg quantitativo,enquanto não zera ele não  pararei de fazer esses exames a medica disse :(
 No inicio passava a cada 2 dias com minha medica de família,total de 3 vezes ,com minha ginecologista a cada semana, já somam-se 5 visitas,fiz cerca de 8 ultrassons 5 transvaginais e 3 uterinos,e uma visita a emergência!Pois é muita gente,to com dó do meu marido  mas ele não reclama não ao contrario me isentiva a ir por mim já tinha largado tudo.
 Começou a chegar os papeis em casa da segurança,mas ainda é só um aviso,ainda bem que temos o seguro saúde.
 Esse mes também fomos ao dentista,eu e meu filho pra ajudar a piorar a situação financeira...


 Acreditem mesmo gastando horrores,sofrendo tanto emocionalmente 
não desistimos do nosso sonho da maternidade pela 3 vez , a medica nos deu luz verde com apenas um ciclo,mas se acontecer agora ela não ficaria brava por que ela vê que queremos muito :)
 Gastos a parte,temos que agradecer a Deus por nossa saúde,que apesar dos dias sofridos hoje sei que estou bem melhor que ontem!
Beijos e desculpem a quem ler esse texto longo e enfadozo!
tenho que voltar a ativa,mas essa Califórnia tem me deixado tao preguiçosa lol!
Fuiz nessaaaaa!



4 comentários:

  1. Olá Aline,

    Acredito que cada cultura é diferente, e assim em como vários outros aspectos temos que ter cuidado quanto a comparações e generalizações, a área de saúde é a mesma coisa. Acho que independente de público ou particular, médicos bons e ruins encontramos em todos os lugares. A frieza que você encontrou em alguns médicos aqui, também já encontrei no Brasil.
    Aqui já fui na ginecologista, e ela me tratou super bem e até me prescreveu vitaminas, que pego na farmácia por um ano sem pagar nada. Também acompanho meu esposo nos médicos dele, que são através dos veteranos do serviço militar , ou seja, pago pelo governo. Se por um lado, em boa parte, ele conta com os melhores especialistas, por outro lado, senta e espera. Já no serviço particular, muito mais rápido. Então, acho que talvez tenha sido o profissional que você foi, que deixa o atendimento a desejar.
    No Brasil, sempre tive plano de saúde, e só usava vez ou outra, a rede pública prá parte de vacinação. Mas, já tive que acompanhar uma pessoa muito querida na emergência da rede pública de saúde no Brasil, e foi a pior experiência da minha vida. Há bons profissionais na rede pública de saúde no Brasil? sim. Mas, nem sempre depende deles. Tenho uma amigona da época de escola que é uma ótima médica e obstreta na rede pública de saúde. E ela conta sobre as falta de estruturas. Outro dia mesmo, ela teve que fazer um parto cesariana sem energia elétrica. Absurdo!
    Bem, independente de país, não acredito que a rede pública de saúde seja um modelo a seguir. Acredito que o caminho é o investimento no fortalecimento da economia do país, dando condições de oportunidades de trabalho e de condições justas, prá que as pessoas possam pagar e ter acesso a saúde de qualidade. E pessoalmente, prefiro trabalhar arduarmente e pagar plano de saúde do que depender do sistema público. Mas, enfim, esta é minha opinião e escolha pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,

    Percebi que o meu blog "tempo de amar", que consta na sua lista ao lado é com o endereço antigo.
    Segue o novo: http://tempodeamar.blog.com

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!

    Desejo que Deus continue abençoando vocês e que os momentos de dificuldade passem logo =)

    bjão

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline...nossa menina quanta idas e vindas ao médico!
    Espero que logo vc consiga o filho tão desejado.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Muito obrigado por passar por aqui e deixar seu comentário, ele será revisado com muito carinho e respondido assim que possível! Beijos e volte sempre :)